Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Dirigentes de Associações Comerciais de Mato Grosso se reuniram em Encontro Estadual em Cuiabá

Data: 26/08/2019 - Fonte: Gabriela Zangari- Assessoria de Imprensa Acir/Facmat
Dirigentes de Associações Comerciais de Mato Grosso se reuniram em Encontro Estadual em Cuiabá

A interação entre as Associações Comerciais é o principal objetivo do evento. Durante os dois dias foram discutidos temas que atingem todas as Associações Comerciais e associados. Pautas sobre a Lei Complementar nº 631/2019 (antigo PLC 53/2019), Reforma Tributária Nacional, MP da Liberdade Econômica, o Imposto Único e a PEC 45, foram apresentadas e discutidas pelos presidentes e executivos das entidades.

A aprovação do texto-base da Medida Provisória (MP) 881/19, ou MP da Liberdade Econômica, pelo plenário da Câmara Federal, na noite de terça-feira,13, foi um dos pontos abordados no encontro. "A MP é uma inovação corajosa para quem quer empreender, pois estabelece garantias para a atividade econômica de livre mercado, impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal", comenta o presidente da Facmat, Jonas Alves, ao comemorar a aprovação na Câmara.

A MP da Liberdade Econômica vai ajudar na recuperação da economia, na geração de empregos, na redução da burocracia e na ampliação de oportunidades. A versão aprovada libera pessoas físicas e empresas para desenvolver negócios considerados de baixo risco, que poderão contar com dispensa total de atos como licenças, autorizações, inscrições, registros ou alvarás. Também foram inseridas na proposta temas como a instituição da carteira de trabalho digital; agilidade na abertura e fechamento de empresas e a substituição dos sistemas de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Os presidentes das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso receberam informações e esclarecimentos sobre os impactos da aprovação da Lei n° 631/2019 (antigo PLC 53/2019), que aumentou a carga tributária no Estado para diversos segmentos do comércio. A lei sancionada pelo governador Mauro Mendes remiu e anistiou alguns créditos tributários e também reinstituiu e revogou alguns benefícios fiscais, sendo que o aumento de carga tributária pode chegar a 30% para o setor do comércio mato-grossense. 

Os advogados Rafael Furman e Carlos Montenegro e o contador Clayton Leão exemplificaram todas as nuances dos debates ocorridos antes da votação da lei na Assembleia Legislativa e apontaram como ela ficou. “A Facmat tinha um posicionamento na Assembleia em relação ao crédito outorgado personalizado por segmento ou em valor maior para posterior redução pelo Executivo, de modo a manter a carga tributária, porém, foi aprovado um crédito outorgado de 12% a 15% do saldo devedor do ICMS”, explicou o assessor jurídico da Facmat, Rafael Furman.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis - ACIR, Ernando Cabral. “A integração entre os presidentes das Associações é muito importante para nos situarmos da real situação política e econômica que estamos vivendo no país. O debate e esclarecimentos entorno dos impactos da aprovação da Lei Complementar, da Reforma Tributária e da MP da Liberdade Econômica é importante para que juntos possamos ter consciência e desenvolver medidas para melhorar e alavancar a economia do estado de Mato Grosso. Uma forma de fortalecermos o sistema e darmos corpo e poder ao associativismo”, afirmou Cabral.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

ESCLARECIMENTO DA ASSESSORIA JURÍDICA DA ACIR SOBRE POSSÍVEL LOKCDOWN

Deverão ser adotadas as providências necessárias conforme determinado, sob pena de multa di

SAIBA

Jornada do Comerciante: Dicas e estratégias para o seu negócio, faça a sua inscrição

O tradicional Encontro de comerciantes este ano será em formato digital

SAIBA

Projeto “Missão Cidadão - A nossa gente, cuidando da gente

O projeto se iniciou nesta terça-feira (7) e segue até o dia 21 de agosto. Durante esse perí

SAIBA