Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Facmat e Associações Comerciais participam do lançamento do programa "Mobilização pelo Emprego e Produtividade" em MT

Data: 02/09/2019 - Fonte: Assessoria Facmat e Acir
Facmat e Associações Comerciais participam do lançamento do programa

Comitiva com 180 pessoas formada por presidentes e representantes das Associações Comerciais e Empresarias de Mato Grosso marcaram presença no lançamento do programa "Mobilização pelo Emprego e Produtividade" no estado, quinto a receber o encontro promovido pelo Ministério da Economia, com o apoio do Sebrae. O evento aconteceu nesta quinta-feira (29.08), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e foi o primeiro a ser realizado na região Centro-Oeste. 

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) é uma das parceiras do programa, que visa mapear entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia regional, além de buscar alternativas para gerar competitividade, mais emprego e renda. “Estamos trabalhando uma grande mudança, para fazer com que investir, crescer e gerar emprego volte a valer a pena. Isso começa desde as micro e pequenas empresas, que são os grandes criadores de emprego no Brasil”, comentou o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do ministério, Carlos Da Costa, ao justificar que o setor respondeu com 92% dos empregos formais no mês passado.

“Precisamos ter menos Brasília e mais Brasil, menos governo e mais empresas, menos dirigismo e mais mercados. É isso que as lições de países mais desenvolvidos nos trazem hoje”, completou Carlos Da Costa, ao criticar a interferência do Estado no ambiente de negócios. “O Governo tem que acreditar na iniciativa privada, é o cidadão acima do Estado. Quem tira o país da crise é o empresário, que era visto de outra forma, mas é quem gera emprego”, afirmou o secretário.  

Representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), acompanhados por associados da Entidade e por integrantes dos Núcleos do Projeto Empreender da Acir, participaram do lançamento do programa. Para Robson Neves, Gerente Administrativo da Associação Comercial de Rondonópolis, a iniciativa do programa é uma ferramenta fundamental para driblar o déficit em torno dos números de desemprego, “Cada vez mais, as Associações Comerciais, o país, estão preocupados e motivados em gerar empregos e oferecer condições de competitividade para pequenas, médias e grandes empresas. Com o lançamento do programa, podemos esperar uma crescente produtividade no estado de Mato Grosso”.    

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, lembrou a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento do país. “A saída para o país são as micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais (MEI) e o Sebrae está atuando como um instrumento de apoio para que isso aconteça. Somos como uma agência de desenvolvimento em favor da produtividade”.  

Com o entendimento de que a mobilização é grande por parte das Associações Comerciais, frente à possibilidade da retomada da economia, o presidente da Facmat, Jonas Alves, defendeu a desburocratização de medidas que travam os negócios e destacou a importância da liberdade econômica para o setor. “Queremos menos travas na legislação. Para melhorar o sistema e aumentar a competitividade é fundamental ter menos burocracia. Buscamos isso e apoiamos o movimento com representantes de Associações Comerciais de vários municípios que vieram aqui hoje prestigiar o evento", finalizou.  

Após o lançamento, Carlos Da Costa e Melles se reuniram com prefeitos de diversos municípios e representantes das Facmat e das Associações Comerciais para colher suas principais reivindicações. Mato Grosso possui atualmente 248 mil pequenos negócios, sendo que 60% são MEI. O segmento representa 99% das empresas no estado e respondem por 35% do PIB local, 63% da massa salarial de todas as corporações e geração de 67% dos empregos com carteira assinada.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

Inadimplência das empresas cai 10,6% em 2019

O Crediconsult, sistema de informações e apoio à concessão de crédito da Acir, auxilia o a

SAIBA

Ainda sem acordo em convenção coletiva, Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis orienta empresários

Sincom-Roo orienta os empresários e escritórios de contabilidade, a título de antecipação

SAIBA

ICMS 2020

Muitos produtos ficarão mais caros sim. É fato.

SAIBA

Entenda como funciona a metodologia qualitativa do Instituto de Pesquisa Acir- IPA

O levantamento realizado pelo IPA identifica somente, tão somente a opinião pública de quem

SAIBA

Resistência diante da proposta de reestruturação da Santa Casa só atrapalha e dificulta a vida dos pacientes que dela necessitam

A Santa Casa continua buscando formas de cumprir sua função com a sociedade, porém os impass

SAIBA