Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Conheça o Instituto de Pesquisa Acir – IPA responsável pelo levantamento de dados que apresenta as empresas destaques em Rondonópolis

Data: 07/01/2020 - Fonte: Gabriela Zangari- Assessoria de Imprensa Acir
Conheça o Instituto de Pesquisa Acir – IPA responsável pelo levantamento de dados que apresenta as empresas destaques em Rondonópolis

O Instituto de Pesquisa ACIR – IPA, surgiu com o objetivo de diagnosticar as necessidades dos associados da ACIR e da sociedade. Oferecendo pesquisas de comportamento do comércio, índices de inflação do município, dados socioeconômicos, estudos de viabilidade de negócios, de salários, de clima organizacional e entre outros serviços.

O Instituto foi instalado junto a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis – ACIR, no ano de 2009 com o intuito de estimular e agregar informações de mercado aos empresários e demais agentes interessados nos indicadores elaborados pelo Instituto.

O IPA se constitui como uma unidade de negócio dentro do Composto de Serviços da ACIR. Seu papel é justamente dotar o empresário de dados que possam se transformar em informações estratégicas e que sirva de alicerce para a criação de inteligência empresarial e consequentemente ajudar no desenvolvimento e consolidação dos negócios, fomentando a movimentação do sistema econômico em Rondonópolis.

 

Constantemente, o IPA  realiza pesquisas para diversos ramos e segmentos da economia local, seja pesquisando a intenção de consumo em datas comemorativas, em pesquisas de mercado, quando especialmente encomendadas, colhendo dados para composição e produção do Perfil Rondonópolis, ou realizando pesquisas junto a consumidores e organizações para que estas se manifestem quanto as suas avaliações e preferências como ponto ideal de consumo.

 

Instituto de Pesquisa ACIR – IPA e o Prêmio ACIR de Destaque Empresarial  O Instituto tem dois importantes marcos: o Prêmio ACIR de Destaque Empresarial, que está em sua 12ª edição e tem o objetivo de prestigiar o empresariado local apontando bienalmente, através da pesquisa de opinião pública, onde a metodologia busca a identificar a qualidade e eficiência dos produtos e serviços, para então identificar as empresas que mais se destacam em diversos segmentos da cidade.

 E o Perfil Rondonópolis, que também faz parte da história do IPA e está em sua 7ª edição. Este trata-se de um livro que traz informações sobre a Economia, Demografia e Geografia do município, promovendo a investidores, empresários e a comunidade em geral, o acesso a informações econômicas da cidade através de dados a respeito da população, educação, eleitorado, agricultura, pecuária, PIB, comércio, indústria e prestação de serviços. Assim, configurando-se como um documento público do município, de notável importância e relevância para o acesso democrático a informações que são de interesse de toda a população, desde estudantes a investidores nacionais, bem como empresários e órgãos públicos.

A funcionalidade do Instituto de Pesquisa ACIR- IPA

A principal função do Instituto de Pesquisa, é fazer levantamentos que possam responder às expectativas do mercado, seja medindo percepções de consumo, bem como avaliando demanda e oferta, ou ainda, subsidiando a criação de estratégias empresariais para responder aos quatro (4) pilares do marketing:  Produto, Preço, Praça e Promoção, manifestadas pelo mercado e por investidores.

Atualmente o IPA possui uma estrutura formada por profissionais e acadêmicos de mercado que tem visão do ambiente onde atuam e conhecem a estrutura de funcionamento do sistema econômico, para fornecer um conjunto de informações que se transformem em Inteligência de Mercado.

 O mercado está muito complexo, há uma teia muito grande de fenômenos e ações que são manifestações da natureza humana. Em cada pesquisa, em cada dado obtido, percebe-se que há inúmeras interpretações, senão milhares.  E é aqui que entra o IPA para fazer justamente essa obtenção de dados, uma vez que o conjunto de semelhanças desses dados coletados é que leva ou fundamenta a existência do IPA.

No IPA não se dialoga e não se trabalha sozinho, é preciso unir IPA e Contratante para poder entender e compreender as suas necessidades. Por isso, foi implantado um momento para Diagnóstico, onde se procura entender a verdadeira necessidade do cliente para assim encontrar a metodologia e a abordagem ideal que atenda e responda às interrogações do contratante ou contratada. Por esse motivo, o IPA recentemente investiu no Software de Análise e Interpretação de pesquisa Sphinx, e continua o investimento em tablets para os pesquisadores coletarem os dados e já conectar ao Sphinx.

Por trás dos resultados e de uma pesquisa realizada com muita serenidade, existe o esforço permanente para se aprimorar e auxiliar no crescimento contínuo de Rondonópolis.

 

 

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

Inadimplência das empresas cai 10,6% em 2019

O Crediconsult, sistema de informações e apoio à concessão de crédito da Acir, auxilia o a

SAIBA

Ainda sem acordo em convenção coletiva, Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis orienta empresários

Sincom-Roo orienta os empresários e escritórios de contabilidade, a título de antecipação

SAIBA

ICMS 2020

Muitos produtos ficarão mais caros sim. É fato.

SAIBA

Entenda como funciona a metodologia qualitativa do Instituto de Pesquisa Acir- IPA

O levantamento realizado pelo IPA identifica somente, tão somente a opinião pública de quem

SAIBA

Resistência diante da proposta de reestruturação da Santa Casa só atrapalha e dificulta a vida dos pacientes que dela necessitam

A Santa Casa continua buscando formas de cumprir sua função com a sociedade, porém os impass

SAIBA