Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult

Instituto de Pesquisa Acir – IPA, realiza levantamento sobre a intenção de compra dos consumidores e a expectativa de venda das empresas

Data: 07/01/2020 - Fonte: Gabriela Zangari - Assessoria de Imprensa Acir

Foto: Shutterstock

Mais de 80% das lojas de Rondonópolis estão preparadas com promoções para atender aos consumidores que em sua grande maioria irão realizar compras no período mais esperado do ano

O Natal é uma das melhores épocas para o comércio impulsionar suas vendas e também conquistar novos clientes. Esta é uma data em que as pessoas se sentem mais estimuladas a presentear familiares, amigos, colegas de trabalho ou até mesmo desconhecidos, por meio de boas ações. Esse período cria um momento positivo e propício para vendas.

Muitos consumidores comemoram a data com a troca de presentes. Por este motivo o Natal é destaque pela força de vendas e pelos efeitos multiplicadores em diversas cadeias de produtos e serviços.

Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa ACIR (IPA), apontou a expectativa dos comerciantes em relação às vendas de Natal e o a intenção e comportamento de compra dos consumidores no período de compra e venda mais esperado do ano.

Foram entrevistados 386 consumidores e 200 empresas de Rondonópolis, no período de 12 a 20 de novembro de 2019.

Os Consumidores

Segundo a pesquisa, 42% dos consumidores terão sua renda acrescida para o fim de ano com a injeção do 13° salário. Quando questionados se iriam ou não realizar compras de Natal, 60% confirmaram que sim. E a intenção de compra relatou que quem irar ganhar mais presentes serão os filhos (19,9%).

Os itens mais procurados para presentear nesse Natal serão roupas (34,5%).  E os gastos com os presentes para 29,8% dos entrevistados, ficarão acima de R$ 251,00, valor menor que o levantado na pesquisa de 2017.

Em relação às formas de pagamento, a maioria dos consumidores 41%, pretendem realizar suas compras à vista, e 14% no crédito parcelado, 7% no crédito á vista, 6% no débito e 29% ainda não sabe.

A pesquisa mostrou que 31,9% consumidores optaram por comprar uma semana antes do Natal e 15,5% irão às compras as vésperas da data.  Lojas do Centro (47,7%) serão os locais mais procurados para as compras do Natal.

A maioria dos consumidores afirmaram preferência por comprar no período da tarde, mas uma parcela menor 28%, mas muito significativa, prefere o horário matutino para ir às compras. Deixando em destaque que (28%) dos entrevistados não tem preferência de horário.

E a para a escolha do local de compras, os consumidores estão à procura de promoções e bom atendimento.

As Empresas

O período gera um impacto muito positivo para a grande parte das empresas do comércio varejista de Rondonópolis que tem suas vendas multiplicadas com a chegada do Natal.

Isso explica o otimismo de 87% das empresas que foram entrevistadas. A maioria dos comerciantes esperam que as vendas desse ano sejam ainda melhores em relação ao ano passado.

E para melhorar as vendas no período, 82% do comércio pretende realizar promoções para incentivar os consumidores.