Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Resistência diante da proposta de reestruturação da Santa Casa só atrapalha e dificulta a vida dos pacientes que dela necessitam

Data: 07/01/2020 - Fonte: Gabriela Zangari - Assessoria de Imprensa Acir
Resistência diante da proposta de reestruturação da Santa Casa só atrapalha e dificulta a vida dos pacientes que dela necessitam

A Santa Casa continua buscando formas de cumprir sua função com a sociedade, porém os impasses judiciais, políticos e ideológicos que vem ocorrendo em relação a sua restruturação, impedem as melhorias de serem implantadas.

 O Grupo SOS, formado pela sociedade organizada e por diversas entidades, vem trabalhando desde agosto de 2019 no plano de reestruturação do hospital, muitas ações já foram estruturadas e apresentadas, porém impedimentos estão atrasando o andamento das mudanças.

O histórico da Santa Casa, assim como sua realidade atual, demonstra claramente que a mesma não pode continuar sendo administrada da mesma forma, é preciso aprimorar e modificar cláusulas do Estatuto para que possibilite uma Administração mais moderna, qualificada e transparente. Também é visível a necessidade de abrir a Administração de forma que mais entidades participem das Decisões Estratégicas e se comprometam com o bom funcionamento do hospital

A resistência diante da proposta de reorganização da Santa Casa só dificulta a vida da sociedade, principalmente daqueles que utilizam exclusivamente os serviços do SUS, privando-os em alguns casos, de um atendimento de alta qualidade, fazendo com que muitos precisem se deslocar até outras cidades, dificultando mais ainda a vida dos pacientes e das suas famílias.

A Santa Casa de Rondonópolis é um hospital especializado em casos de alta complexidade, que são cirurgias que exigem tratamentos específicos, corpo clínico e equipes de apoio com alto grau de especialização; tem uma ótima estrutura física e equipamentos, porém, muitas ações organizacionais e administrativas são necessárias para a evolução das atividades, inclusive, para aumentar o número de atendimentos realizados. E enquanto os impasses acontecem, bebês continuam nascendo, muitos sendo partos de alto risco, pacientes continuam fazendo tratamento de quimioterapia e a maior UTI de mato grosso continua tentando sobreviver em meio as incertezas.

Entre as melhores maternidades do Brasil, e com atendimento 24 horas voltado para gestantes, o hospital não deixou que os problemas que vem acontecendo interferissem de forma significativa em sua finalidade, que é o atendimento. Porém, até quando será assim?

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis -Acir, Ernando Cabral Machado, afirma que acima de tudo, é necessário que todos tenham responsabilidade social em relação a Santa Casa. “É através da transparência que se ganha o respeito e o reconhecimento. É a seriedade, o compromisso social que devem assumir a Santa Casa. A resistência sobre o hospital, distancia ainda mais seu pleno funcionamento. O modelo administrativo não funciona mais, é preciso que o regime evolua e alcance o patamar onde ela realmente está. A Santa Casa se tornou um hospital de alta complexidade, que atende pessoas de todo o estado. É uma entidade sem fins lucrativos que atende a sociedade como um todo. Todo mundo que precisa, é atendido pela Santa Casa e 80% dos seus atendimentos são pelo SUS. Antes de tudo, é preciso transparência, para que juntos, a sociedade e uma diretoria consciente, possam encontrar a melhor forma de gerir um hospital que tem porte para melhorar ainda mais a saúde da região.”, finaliza Ernando.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

OS CONTRATOS DE LOCAÇÃO E A CBMAE-ACIR EM TEMPO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Desde 2014 a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercia

SAIBA

Acir solicita novamente a prorrogação do vencimento do IPTU e impostos municipais

Conforme o Decreto Municipal N°9.453 do dia 02 de abril de 2020, a prefeitura de Rondonópolis

SAIBA

Acir e Sicoob lançam linha de crédito para associados

A pandemia ocasionada pelo COVID-19, está afetando fortemente a economia mundial, a instabilid

SAIBA

NORMAS PARA CADA SEGMENTO CONFORME DECRETO MUNICIPAL E ESTADUAL

De acordo com o Decreto Municipal de número 9.443, de 31 março de 2020, com vigência do dia

SAIBA

Decreto Municipal elenca as atividades que continuam suspensas em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Prefeito publica novo Decreto que permite a abertura de alguns segmentos do comércio em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Emergencial: Linha de crédito para aliviar crise é bem recebida

Segundo avaliação de entidades/profissionais, empresas terão um fôlego extra para superar a

SAIBA