Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Inadimplência das empresas cai 10,6% em 2019

Data: 10/02/2020 - Fonte: Gabriela Zangari Assessoria de Imprensa Acir/ Boa Vista SCPC
Inadimplência das empresas cai 10,6% em 2019

Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, disponibiliza a suas empresas associadas, os serviços do Crediconsult, um sistema de consulta de crédito de pessoa física e jurídica, e serviços de negativação de inadimplentes que auxilia o associado a ter maior seguridade e diminuindo o risco nas transações financeiras dos comércios e empresas, garantindo de forma legal, o recebimento junto a inadimplentes, pessoas que estão com dívidas em aberto. O banco de dados do Crediconsult é integrado ao Boa Vista/SCPC que possui mais de 350 milhões de informações e fornece consultas variadas de CPF e CNPJ. 

O associado a Acir, através dos serviços de Análise de Crédito, tem a possibilidade de realizar vendas e compras mais ágeis e seguras. Um dos serviços do Crediconsult, é auxiliar a empresa a realizar  análise de risco de inadimplência de CPF e CNPJ, com base nos dados da Boa Vista SCPC a qual fornece informações cadastrais, restritivas, quadros societários, participações em empresas e hábitos de pagamento, alerta de documentos e cheques roubados, furtados ou extraviados, informações de débitos no mercado, títulos protestados, ações cíveis e consultas anteriores ao relatório imobiliário, entre outras informações. Com essa base de dados é possível sugerir se o negócio deve ou não ser concluído.

Com informações completas e detalhadas, há mais chances de evitar vendas para consumidores e empresas com alta probabilidade de se tornarem inadimplentes. Feita a análise, o relatório sugere o valor mais adequado de crédito para cada cliente e indica o melhor limite a ser concedido ou o mais adequado, assim ampliando significativamente a probabilidade de pagamento. O Crediconsult fornece análise de crédito mais segura, evitando gastos futuros com ações de cobrança e falta de pagamento dos produtos e serviços.

Segundo a Boa Vista SCPC, a inadimplência, pessoas que estão com dívidas em aberto, caiu 10,6%em todo o país no ano de 2019.  O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento da inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Na comparação semestral, o 2º semestre de 2019 apresentou alta de 3,7% frente ao semestre anterior, descontados os efeitos sazonais. Já na análise interanual, nos três últimos meses de 2019 o indicador aumentou 9,1% contra o mesmo trimestre do ano anterior.

Os últimos resultados indicam à continuidade dos baixos níveis de inadimplência das empresas, que no início de 2017 começaram a registrar queda no acumulado em quatro trimestres. Em um primeiro momento, esse movimento aconteceu, principalmente, à restrição de crédito por parte das concedentes. Com a gradual melhora na economia, as empresas registraram aumento nas receitas, com inflação menor e juros em queda, esses fatores têm colaborado para a amenização dos fluxos de inadimplência.

Apesar da desaceleração da queda na análise em quatro trimestres, a tendência é que a inadimplência das empresas se mantenha baixa nos próximos meses, favorecida pela recuperação da economia e pela redução das taxas de juros. Um ponto de atenção, porém, é a mudança no mix da carteira de crédito, com crescimento mais significativo dos empréstimos para micro, pequenas e médias empresas, que, historicamente, apresentam índices de atraso superiores aos das grandes empresas.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

OS CONTRATOS DE LOCAÇÃO E A CBMAE-ACIR EM TEMPO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Desde 2014 a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercia

SAIBA

Acir solicita novamente a prorrogação do vencimento do IPTU e impostos municipais

Conforme o Decreto Municipal N°9.453 do dia 02 de abril de 2020, a prefeitura de Rondonópolis

SAIBA

Acir e Sicoob lançam linha de crédito para associados

A pandemia ocasionada pelo COVID-19, está afetando fortemente a economia mundial, a instabilid

SAIBA

NORMAS PARA CADA SEGMENTO CONFORME DECRETO MUNICIPAL E ESTADUAL

De acordo com o Decreto Municipal de número 9.443, de 31 março de 2020, com vigência do dia

SAIBA

Decreto Municipal elenca as atividades que continuam suspensas em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Prefeito publica novo Decreto que permite a abertura de alguns segmentos do comércio em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Emergencial: Linha de crédito para aliviar crise é bem recebida

Segundo avaliação de entidades/profissionais, empresas terão um fôlego extra para superar a

SAIBA