Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Acir Alerta: Entidades solicitaram ao prefeito redução da jornada de trabalho em Rondonópolis

Data: 20/03/2020 - Fonte: Assessoria Jurídica Acir / Assessoria de Imprensa Acir
Acir Alerta: Entidades solicitaram ao prefeito redução da jornada de trabalho em Rondonópolis

Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista implementa novas  normas para a segurança e saúde dos trabalhadores em Rondonópolis

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Rondonópolis, firmaram nesta sexta-feira (20), a Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista, como medida de proteção para o comércio, os trabalhadores e a população em geral diante da propagação do Coronavírus – COVID-19.

 A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis- CDL, e alguns empresários da cidade, participaram da reunião e contribuíram com ideias e sugestões para as ações presentes na Convenção.   

A Convenção considera o comércio em geral, à exceção de mercados, supermercados, hipermercados, açougues, farmácias, postos de combustíveis e padarias. A vigência das ações será do dia 23 de março (segunda-feira) ao dia 28 (sábado) do mesmo mês. Os termos poderão ser alterados a qualquer momento mediante reunião das entidades e de acordo com o cenário, necessidades e ordens governamentais.

Para o comércio em geral, com exceção do grupo de supermercados, farmácias, postos de combustíveis, padarias e farmácias, o horário de funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, das 12 horas às 18 horas, com dispensa dos 15 minutos, e no sábado das 8 horas às 14 horas e 15 minutos.

Os seguimentos de materiais de construção e produtos agropecuários terá o horário de funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 14 horas.  

A redução da jornada implementada pelos sindicatos, não resultará em redução salarial em razão da autorização de compensação até 30/04/2020 ou utilização do banco de horas.

Em relação às férias individuais, as empresas poderão conceder aos empregados que tenham períodos aquisitivos, ou não, com aviso prévio de 48 horas ao empregado, independente do dia da semana.

Fica autorizado o desconto do valor pago, como adiantamento de férias, caso haja o encerramento do contrato de trabalho antes que complete o período aquisitivo que seria necessário para a concessão das férias.

Férias coletivas poderão ser concedidas aos funcionários que tenham período aquisitivos, ou não, com comunicação ao funcionário com 48 horas de antecedência.

As empresas devem adotar as medidas protetivas contra à propagação do Coronavírus – COVID-19, de acordo com orientações do Ministério da Saúde e OMS – Organização Mundial da Saúde. As empresas devem se comprometer a dar publicidade às medidas e orientações quanto a prevenção e cuidados aos seus empregados.

Os Sindicatos recomendam às empresas disponibilizar, quando possível, álcool gel e produtos de limpeza para seus funcionários, assim mantendo constantemente a limpeza no local de trabalho.   

Referente aos seguimentos de materiais de construção e produtos agropecuários, foi combinado posteriormente à elaboração da  Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio Varejista citada acima, que eses segmentos também terão vigentes todas as regras ditas acima, exeto ao horário, os mesmo funcionarão com horário diferenciado que será de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 14 horas.   

A vigência dessas ações será do dia 23 de março (segunda-feira) ao dia 28 (sábado) do mesmo mês.

 

 

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

OS CONTRATOS DE LOCAÇÃO E A CBMAE-ACIR EM TEMPO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.

Desde 2014 a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercia

SAIBA

Acir solicita novamente a prorrogação do vencimento do IPTU e impostos municipais

Conforme o Decreto Municipal N°9.453 do dia 02 de abril de 2020, a prefeitura de Rondonópolis

SAIBA

Acir e Sicoob lançam linha de crédito para associados

A pandemia ocasionada pelo COVID-19, está afetando fortemente a economia mundial, a instabilid

SAIBA

NORMAS PARA CADA SEGMENTO CONFORME DECRETO MUNICIPAL E ESTADUAL

De acordo com o Decreto Municipal de número 9.443, de 31 março de 2020, com vigência do dia

SAIBA

Decreto Municipal elenca as atividades que continuam suspensas em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Prefeito publica novo Decreto que permite a abertura de alguns segmentos do comércio em Rondonópolis

Novo Decreto Municipal publicado pela Prefeitura de Rondonópolis nesta terça-feira (31/03), c

SAIBA

Emergencial: Linha de crédito para aliviar crise é bem recebida

Segundo avaliação de entidades/profissionais, empresas terão um fôlego extra para superar a

SAIBA