Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Lockdown em Rondonópolis

Data: 26/06/2020 - Fonte: Ernando Cabral
Lockdown em Rondonópolis

Em razão dos questionamentos sobre a validade do Decreto Municipal nº 9.480, de 19/04/2020 (com as suas respectivas atualizações) e ou a prevalência da recente decisão proferida pelo Des. Mario Kono, do Tribunal de Justica de Mato Grosso, e a quarentena coletiva obrigatória, informamos que, até o presente momento, 23h30min do dia 25/06/2020, não havia absolutamente nenhuma posição ou ato oficial do executivo municipal para iluminar o cenário, sugerindo a inadequada possibilidade de coexistência do decreto municipal e da decisão judicial, sem o necessário disciplinamento, num contexto de instabilidade e de insegurança jurídica. Sem qualquer sombra de dúvida, a evidência do desgoverno e da incapacidade de gestão da crise. 
A ACIR entende que a decisão judicial traz determinações exigíveis somente do Município, parte do processo e pessoa jurídica de direito público interno com capacidade político-administrativa, enquanto para a população em geral, pessoas físicas e pessoas jurídicas, deve prevalecer o imperativo de que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, inscrito no artigo 5º, II, da Constituição Federal.
 Neste cenário de incerteza, afirmar um caminho (o decreto municipal) ou outro (a decisão judicial) é exercício aventuroso de adivinhação, uma irreflexão que não é compatível com os valores e os ideais da ACIR. 
Para os mais conservadores, menos propensos aos riscos, talvez a indicação seja adotar as restrições de ambos, do decreto e da decisão judicial, evitando qualquer dissabor; os mais ousados e dispostos, se assim quiserem, podem optar entre um (decreto) ou outro (decisão judicial) e, quando questionados, defender a sua escolha, com justificável razão, na omissão irresponsável do Poder Público constituído.

Ernando Cabral
Presidente da ACIR

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

ESCLARECIMENTO DA ASSESSORIA JURÍDICA DA ACIR SOBRE POSSÍVEL LOKCDOWN

Deverão ser adotadas as providências necessárias conforme determinado, sob pena de multa di

SAIBA

Jornada do Comerciante: Dicas e estratégias para o seu negócio, faça a sua inscrição

O tradicional Encontro de comerciantes este ano será em formato digital

SAIBA

Projeto “Missão Cidadão - A nossa gente, cuidando da gente

O projeto se iniciou nesta terça-feira (7) e segue até o dia 21 de agosto. Durante esse perí

SAIBA