Um legado de representatividade, inovação e honestidade

Um legado de representatividade, inovação e honestidade

Foto: A Tribuna

José Orivaldo Orsi fez história como empresário e cidadão em Rondonópolis

Um homem íntegro que defendeu com afinco o empreendedorismo e as causas sociais na cidade de Rondonópolis. José Orivaldo Orsi sempre será lembrado por seu grande legado como empresário, cidadão e amado pai de família.

Como presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis, durante os anos de 2008 a 2010, Orsi se consagrou por presidir a Entidade com grande responsabilidade, inovação e assertividade.

Em seu mandato, a Acir fundou o Instituto de Pesquisa Acir – IPA responsável por realizar o levantamento de dados atualizados sobre a economia local e facilitar o acesso dos associados a informações relevantes como pesquisas de mercado, comportamento do consumidor, pesquisa de cargos e salários, entre outras. Um dos grandes feitos como presidente, foi a implementação das categorias Responsabilidade Social e Ambiental, além do Empresário do Ano no Prêmio Acir de Destaque Empresarial.

Frente a Acir, ele foi protagonista em reivindicar mudanças para promover melhorias e facilitar ainda mais o relacionamento entre o Estado e os empresários. Sobretudo, Orsi desenvolveu ações para o crescimento das micro e pequenas empresas da cidade e era membro ativo do Conselho Superior da Acir formado por ex-presidentes.

Consagrado com o título de cidadão Rondonopolitano e Mato-Grossense., Orsi tinha 68 anos, era natural de Londrina, Paraná e vivia há mais de 40 anos em Rondonópolis com sua esposa Neusa Orsi, onde criou seus 3 filhos e netos.

Com grande destaque como Empresário do segmento de agronegócios, ele comandou diversas empresas do setor através do comércio de produtos e prestação de serviços, como a conceituada Rondofértil, o laboratório de análises Tecsolo, a Nutrifort e a Esatta Agricultura de Precisão.

José Orsi não só realizou um trabalho admirável como empresário, mas também como cidadão responsável por realizar inúmeros serviços à sociedade rondonopolitana. Ele foi presidente do Canadá Country Clube, teve participação ativa no Rotary Club, onde foi presidente da Casa Assistencial Lar dos Idosos e defendia constantemente mais atenção e investimento com os idosos. Na Gestão do prefeito Percival Muniz, Orsi foi secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico.

Para o Presidente da Acir, Ernando Cabral Machado, José Orsi foi um exemplo, e sua história estará sempre viva em Rondonópolis, “Estou muito sentido com a perda do José Orsi. Além de ex-presidente da ACIR, onde atuamos juntos, ele também foi meu Companheiro de Rotary. Estivemos juntos no Rotary Club Rondonópolis Leste por mais de 15 anos. Fomos parceiro nesse tempo e também na diretoria do Lar dos idosos. Além de ser meu amigo pessoal, ele era um homem correto e de coração grande, um amigo leal e que deixou um legado na nossa cidade. Sempre a disposição e prestativo, se doando aquém dele precisasse, ele trabalhou fortemente para o desenvolvimento de nossa cidade. Foi um grande parceiro, que Deus o tenha e com certeza ele tem um cantinho especial ao lado do Senhor nosso Deus”, finaliza Ernando.