Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

MP 927/2020 perdeu a validade - E agora?

Data: 28/07/2020 - Fonte: Fenacon
MP 927/2020 perdeu a validade - E agora?

Acordos realizados durante a vigência da MP são válidos

A MP 927, publicada em 22 de março, que flexibilizava regras trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e manutenção dos postos de trabalho não foi votada a tempo de ser convertida em lei, e perdeu a validade no último dia 19 de julho.

A medida previa a possibilidade de adoção do teletrabalho, antecipação de férias individuais e coletivas, antecipação de feriados, ampliava o prazo de compensação do banco de horas, suspendia as exigências administrativas de segurança do trabalho e do recolhimento do FGTS nos meses de março, abril e maio de 2020.

Com a perda da eficácia da MP 927, como ficam os acordos realizados durante a sua vigência?

Todos os acordos realizados durante a vigência da MP são válidos. Contudo, os novos acordos deverão observar as regras estabelecidas na CLT.

Teletrabalho

O regime de teletrabalho está contemplado na CLT. Nesse ponto, a MP apenas flexibilizou a regra existente. Aqueles que aplicaram o regime de teletrabalho podem dar continuidade à prestação de serviços nesse formato. Para tanto, as empresas podem firmar um ajuste com o empregado a fim de ratificar a continuidade do serviço, respeitando o prazo de transição para retorno do empregado ao formado original. O mesmo se aplica para aprendizes e estagiários.

Férias

Quanto às férias, a MP 927 havia permitido a antecipação de férias com períodos aquisitivos incompletos ou nem iniciados, a prorrogação do terço constitucional para a data do pagamento do 13° salário, o pagamento das férias para até o 5° dia útil do mês subsequente ao início do gozo, e o prazo para comunicação passou de 30 dias para 48hs de antecedência. A partir de agora o empregador precisa observar todas as exigências previstas na CLT, ou seja, a comunicação ao trabalhador deve se dar com 30 dias de antecedência, férias coletivas devem ser comunicadas ao sindicato e MTE com 15 dias de antecedência, a lei não permite a antecipação de férias, e o 1/3 de férias deve ser pago juntamente com o recibo de férias.

Compensação de feriados

Se a empresa tiver antecipado feriados durante a vigência da MP 927, o empregado não terá direito à percepção de salário em dobro para este dia, como dispõe a CLT. A partir do dia 20/07/2020 este formato de negociação está vedado.  

Banco de Horas

A MP 927 também previa a possibilidade de compensação do banco de horas em até 18 meses, contados do encerramento da calamidade pública. Os acordos firmados neste período continuam vigentes. Porém, a partir do dia 20/07/2020, a eventual compensação do banco de horas deverá ocorrer em até 06 meses, mediante acordo individual, e em até 12 meses, por Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva de Trabalho.  

Atestados médicos ocupacionais

Por fim, a MP 927 suspendia a obrigatoriedade quanto aos exames médicos ocupacionais, sendo que estes passariam a ser cobrados após 60 dias do término da calamidade pública. Ainda pairam dúvidas quanto ao “término do estado de calamidade pública” no Brasil. Espera-se que seja editado Decreto disciplinando as relações jurídicas ocorridas durante a vigência da MP. Porém, para se evitar maiores problemas às empresas, estas podem desde já se organizarem para retomar a realização dos exames médicos ocupacionais vendicos durante a vigência da MP 927, pelos próximos 60 dias, o que inclusive poderá ser realizado de forma remota ou por videoconferência, por telemedicina.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

CONSELHO DE ENTIDADES EM AÇÃO: FORTALECIMENTO FOI A PAUTA DA 1ª REUNIÃO DE ALINHAMENTO PARA 2021

O Conselho de Entidades de Rondonópolis, representado pelo presidente da Acir, Renato Del Cist

SAIBA

Natal dos Sonhos Acir: a campanha ainda não chegou ao fim, teste de chaves mostrará o grande ganhador do carro 0KM

A grande novidade deste ano, o famoso teste de chaves, acontecerá nesta sexta-feira, dia 22, n

SAIBA

Conheça os ganhadores do 2° sorteio da Campanha Natal dos Sonhos Acir

O sorteio ainda não chegou ao fim, conheceremos quem são os 5 sortudos que irão concorrer ao

SAIBA

Parceria Acir e Sebrae: Prepare-se para um novo mundo

Selecionamos conteúdos para preparar os empreendedores para um novo mundo, novos consumidores

SAIBA

Instituto de Pesquisa Acir: Comerciantes seguem confiantes com as vendas de Natal

Após um ano desafiador, o comércio de Rondonópolis se prepara para as vendas de final de ano

SAIBA

Economia cresce 0,86%, aponta prévia do PIB per capita

Após a forte retração nos meses de março e abril, em meio à pandemia do novo coronavírus,

SAIBA

Esse é o Momento de Sonhar: Conheça os 10 ganhadores do 1º sorteio da Campanha Natal dos Sonhos Acir

O Natal dos Sonhos Acir está a todo vapor, e o 1° sorteio da campanha já revelou os 10 ganha

SAIBA