Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Missão Cidadão, um ato de cuidado com o próximo: Mais de 7.000 pessoas foram atendidas gratuitamente

Data: 21/08/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa Acir
Missão Cidadão, um ato de cuidado com o próximo: Mais de 7.000 pessoas foram atendidas gratuitamente

“Eu sou eternamente grata ao Missão Cidadão e ao Conselho de Entidades. Os enfermeiros e os médicos foram muito cuidadosos e prestativos. Estarem de braços abertos para nos amparar nesse momento tão difícil, não tem preço”, diz Maria Ivone, umas das mais de 7.000 pessoas atendidas pelo projeto.

Foram mais de 45 dias, e muitas pessoas entre médicos, enfermeiros, voluntários e empresários envolvidos em uma só missão: oferecer informação e acesso médico a toda população.

É a nossa gente, cuidando da gente. O projeto criado pelo Conselho de Entidades foi totalmente mantido por doações, acolhendo a população com orientação e tratamento médico de forma gratuita. Os produtos, equipamentos, remédios, mão de obra e atendimentos de segunda à sexta-feira só foram possíveis graças aos mais de 550 mil reais arrecadados.

O impacto positivo do projeto na queda de casos e óbitos do coronavírus em Rondonópolis evidenciou a eficiência do tratamento precoce dos sintomas de Covid-19. O Dr. Márcio Camargo, que fez  parte da equipe médica frente ao projeto, afirmou que o Missão Cidadão foi  uma aula de como lidar e tratar o coronavírus, “O projeto foi de grande valia, pois atingiu grande parte da população. No início chegamos a mais de 270 atendimentos médicos por dia, fora a triagem que chegou a 400 pessoas. Hoje, no último dia de atendimento, tivemos 100 pessoas no atendimento médico e 200 na triagem, isso mostra um resultado muito bom, que a população nos ouviu e está se cuidando. Essa iniciativa dos empresários foi de extrema importância, eles se propuseram a cuidar e orientar a população, agora estamos vendo os resultados”, disse o Dr. Márcio Camargo.

No início do Missão Cidadão, a média de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 era de 133,06 leitos/dias. Ao final dos 45 dias da atuação do projeto, houve a redução de 13,56% da necessidade de leitos.

A queda consistente dos óbitos nas semanas seguintes a implantação do Missão Cidadão foi de 3,75 óbitos/dia, para 2,44 óbitos/dia, demonstrando a redução de 42,78% número de óbitos conforme os gráficos feitos pelo Conselho de Entidades de acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis

De acordo com Ernando Cabral Machado, presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, o projeto só aconteceu com o empenho dos empresários, dos médicos, enfermeiros e voluntários, “Graças a toda essa grande equipe, nós conseguimos cuidar e amparar a sociedade. A intenção do Missão Cidadão foi que diminuísse a necessidade de internação na UTI, pois cuidando dos sintomas iniciais teríamos a chance de que a doença não se agravasse. Nós sabíamos que não teríamos condições de atender a população com a quantidade de UTI que tínhamos na cidade. Então, o Missão Cidadão veio salvar vidas, mostrar que juntos, todos ajudando, nós podemos fazer muito. E foi a excelente gestão do Missão Cidadão, com engajamento dos empresários que fez tudo acontecer. Foram 45 dias de sucesso. Obrigado a todos os enfermeiros, médicos e empresários que fizeram esse projeto ser concluído com tanto sucesso”, finaliza Ernando.   

O Conselho de Entidades de Rondonópolis é formado por 14 entidades de grande representatividade: A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – ACIR, Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis – APOR, Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso – ATC,  Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rondonópolis – CDL, Empresários do Agro por Rondonópolis – EAPR, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso –  FIEMT, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rondonópolis e Região – SETCARR, Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso – SIAR, Sindicato do Comércio de Rondonópolis – SINCOMROO, Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Sindicato das Indústrias Metalmecânica e Elétrica do Estado de Mato Grosso – SINDMEC, Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso –SINDUSCON-SUL/MT , Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região – STTRT, Colaboração dos Empresários do Agro de Rondonópolis e do Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis;

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

3ª Feira da Empregabilidade Acir: Em direção ao desenvolvimento de Rondonópolis

Ao longo da última semana mais de 250 novos currículos foram cadastrados na plataforma de Est

SAIBA

3ª Feira da Empregabilidade Acir: Juntos podemos vencer este momento

Em formato totalmente digital e gratuito, a Acir traz a Rondonópolis oportunidades para o merc

SAIBA

DAS NOVAS REGRAS DO DECRETO Nº 9.682, DE 03 DE SETEMBRO DE 2020

O decreto nº 9.682, de 03 de setembro de 2020, que foi disponibilizado no diário oficial na d

SAIBA

Acir solicita ao executivo municipal abertura do comércio no feriado 7 de setembro

“Todos juntos com segurança pela retomada da economia e do emprego”

SAIBA

Acir orienta - Saiba como participar da campanha ‘Semana do Brasil’

A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis- Acir, aderiu à campanha qu

SAIBA