Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult

Pesquisas Acir: Período de vendas para o Dia das Crianças promete aquecer a economia de Rondonópolis

Data: 08/10/2020 - Fonte: Assessoria de Imprensa Acir / IPA

Foto: Thinkstock

E aos poucos o comércio e os consumidores vão se ajustando à nova realidade. Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde- OMS para a prevenção da Covid-19, o comércio está preparado para a alta nas vendas durante o período que antecede ao Dia Das Crianças.

A data ocupa o segundo lugar no ranking das melhores vendas para o comércio, empatando com o Dia das Mães e a Páscoa. O Instituto de Pesquisa Acir- IPA, realizou um levantamento de dados no período de 17 a 29 e apresentou a Intenção de Compras e a Expectativa de Vendas para o Dia das Crianças em Rondonópolis.

Intenção de compras

Os consumidores estão animados para o período, 73% dos entrevistados afirmam que irão realizar compras no comércio local. Os itens mais procurados para presentear no Dia das Crianças serão brinquedos de forma geral (14%), seguido de roupa (11%). E o que chama a atenção, é o número de consumidores que ainda não decidiram o que comprarão, representando 49% dos que irão presentear.

Este ano os gastos com os presentes para 26% dos entrevistados ficarão entre R$ 81,00 a R$ 110,00 e para 32% ficarão acima de R$ 200,00.

Em relação às formas de pagamento, a maioria dos consumidores pretende realizar suas compras no Crediário (38%).

Lojas do Centro (92%) serão os locais mais procurados para as compras do Dia das Crianças, seguido do Shopping Center (4%).

A pesquisa do IPA buscou saber o meio de comunicação mais utilizado pelos consumidores e 59% responderam que a internet é o principal canal de comunicação que utilizam. A rede social mais acessada é o Whatsapp (52%), seguido do Facebook (25%).

Expectativa de vendas

O período gera um impacto positivo para 71% das empresas do comércio varejista de Rondonópolis que tem suas vendas alteradas com a chegada do Dia das Crianças. Isso explica o otimismo de 64% das empresas que foram entrevistadas.

A maioria (36%) do comércio de Rondonópolis espera que as vendas deste ano superem as do ano anterior ou se igualem (34%). O percentual de aumento esperado está entre 11% a 15% para a maioria dos entrevistados.

Para melhorar as vendas no período, 45% do comércio pretende realizar promoções. A estratégia mais utilizada para atrair mais clientes, segundo 43% dos entrevistados, são as redes sociais. Além de promoções (15%).

O comércio acredita que os consumidores irão optar por pagamentos no cartão de crédito parcelado (52%). No comparativo com a pesquisa de intenção de compras realizada com os consumidores, nota-se uma diferença na forma de pagamento que pretende ser a mais utilizada nas compras de dia das crianças, conforme gráfico abaixo.

Para o comerciante, o gasto médio com as compras para a data será acima de até R$ 80,00. O levantamento realizado com os consumidores mostra que o valor que pretendem gastar é semelhante ao esperado pelo comerciante, veja abaixo.

>>>Clique aqui para ter acesso a pesquisa de Intenção de Compras na íntegra<<<

>>>Clique aqui para ter acesso a pesquisa de Expectativa de Venda na íntegra<<<