Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Economia cresce 0,86%, aponta prévia do PIB per capita

Data: 15/12/2020 - Fonte: Estadão
Economia cresce 0,86%, aponta prévia do PIB per capita

Após a forte retração nos meses de março e abril, em meio à pandemia do novo coronavírus, a atividade econômica brasileira apresentou em outubro o sexto mês consecutivo de alta. O Banco Central informou nesta segunda-feira, 14, que seu Índice de Atividade (IBC-Br, considerado uma espécie de prévia do PIB) subiu 0,86% em outubro na comparação com setembro, na série já livre de influências sazonais. Em setembro, o avanço havia sido de 1,68% (dado revisado).

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, apesar de percebidos em fevereiro, se intensificaram em todo o mundo a partir de março. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica. Os efeitos negativos foram percebidos principalmente em março e abril. Nos últimos meses, porém, o IBC-Br demonstrou reação.

De setembro para outubro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 135,59 pontos para 136,75 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde fevereiro deste ano (140,07 pontos).

A alta do IBC-Br ficou abaixo da mediana das estimativas do mercado financeiro, calculada em 1,10%, e dentro do intervalo das previsões apuradas pelo Projeções Broadcast , que iam de 0,40% a 2,00%.

Na comparação entre os meses de outubro de 2020 e outubro de 2019, houve baixa de 2,61% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 139,37 pontos em outubro. Neste caso, a queda foi maior que a mediana das estimativas (-2,00%) e ficou dentro do intervalo das previsões (-3,70% a 0,30%).

Conhecido como uma espécie de prévia do BC para o PIB, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é de retração de 5%. Este cálculo será atualizado na próxima quinta-feira, por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC nesta segunda-feira, a projeção é de queda de 4,41% do PIB em 2020. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

CONSELHO DE ENTIDADES EM AÇÃO: FORTALECIMENTO FOI A PAUTA DA 1ª REUNIÃO DE ALINHAMENTO PARA 2021

O Conselho de Entidades de Rondonópolis, representado pelo presidente da Acir, Renato Del Cist

SAIBA

Natal dos Sonhos Acir: a campanha ainda não chegou ao fim, teste de chaves mostrará o grande ganhador do carro 0KM

A grande novidade deste ano, o famoso teste de chaves, acontecerá nesta sexta-feira, dia 22, n

SAIBA

Conheça os ganhadores do 2° sorteio da Campanha Natal dos Sonhos Acir

O sorteio ainda não chegou ao fim, conheceremos quem são os 5 sortudos que irão concorrer ao

SAIBA

Parceria Acir e Sebrae: Prepare-se para um novo mundo

Selecionamos conteúdos para preparar os empreendedores para um novo mundo, novos consumidores

SAIBA

Instituto de Pesquisa Acir: Comerciantes seguem confiantes com as vendas de Natal

Após um ano desafiador, o comércio de Rondonópolis se prepara para as vendas de final de ano

SAIBA

Economia cresce 0,86%, aponta prévia do PIB per capita

Após a forte retração nos meses de março e abril, em meio à pandemia do novo coronavírus,

SAIBA

Esse é o Momento de Sonhar: Conheça os 10 ganhadores do 1º sorteio da Campanha Natal dos Sonhos Acir

O Natal dos Sonhos Acir está a todo vapor, e o 1° sorteio da campanha já revelou os 10 ganha

SAIBA