Logo Credinet

Logo Credinet


Notícias

ACIR destaca importância do cuidado com a saúde masculina

Fonte: Rafael Vicentini
ACIR destaca importância do cuidado com a saúde masculina

A campanha Novembro Azul está movimentando a Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e nesta quinta-feira (16) foi dia de falar sobre a saúde do homem. Associados e a comunidade em geral foi convidada para participar da palestra com o médico oncologista José Spila Neto.

O especialista apresentou de forma simples números e também sobre como está a incidência do câncer nos homens e a estrutura que o município tem hoje para atender os pacientes que precisam de tratamento. O câncer de próstata, segundo Neto, está no topo da lista entre os mais incidentes em homens, assim como câncer de mama está para as mulheres.

De acordo com estimativas, entre 14 e 15 mil homens morrem todos os anos em decorrência do câncer de próstata. No Brasil, um a cada seis homens apresentam a doença. Dados locais verificados pela Associação de pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) registraram que a cada 100 homens que fazem o exame, cinco são confirmados o tumor maligno.

O médico afirmou que não existe forma específica de se prevenir contra a doença, mas falou sobre alguns hábitos pessoais que agem como fatores de proteção. Dentre os principais, Dr. Neto comentou sobre a saúde emocional que contribui para a saúde em geral. No geral as indicações do médico para uma vida saudável são: fazer exercícios físicos diariamente (mínimo de 30 minutos), ter uma arrecadação rica em fibras, frutas e vegetais, reduzir a quantidade de gordura na alimentação, manter o pedido na certa, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A proposta da ACIR em trazer um especialista para falar sobre o tema é levar a informação ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis, principalmente ao empresário associado. A campanha Novembro Azul é complementada na entidade com a utilização das camisetas azuis da campanha que são vendidas para Apor e a renda e revertida integralmente para a manutenção dos trabalhos da Associação.

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também