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Consumidor disposto alerta comércio para exigências na hora de comprar o presente do Dia das Mães

Data: 20/04/2018
Consumidor disposto alerta comércio para exigências na hora de comprar o presente do Dia das Mães

O Instituto de Pesquisa ACIR – IPA, saiu a campo para saber qual será o comportamento do consumidor de Rondonópolis na segunda data mais forte em vendas. Depois do Natal, o Dia das Mães é, sem dúvida, a comemoração que mais movimenta o comércio com vendas de presentes.

Este ano a data será de movimento de quase 70% dos consumidores, que pretendem, segundo a pesquisa, investir entre R$ 81,00 até R$ 150,00 no presente para as mães. Os entrevistados foram questionados entre os dias 5 e 11 de abril e os resultados devem provocar, inclusive, ações dos próprios lojistas, já que quem vai comprar presente quer encontrar no comércio promoções, bom atendimento e receber sugestões pela internet.

Entre os entrevistados a maioria é de mulheres (58%) entre 20 e 29 anos de idade. Além dessas informações o IPA alerta que mais da metade do consumidor pesquisado, trabalha com carteira assinada (50,5%), recebe entre 1 a 3 salários mínimos (54%) e 43% têm ensino médio completo.

Entre os presentes preferidos pelos consumidores, de acordo com a pesquisa, as roupas saem na frente com 27,9%, seguidas de perfumes com 19,8%, muitos ainda não decidiram (15,8%) e calçados também fazem a pretensão de compra para 10,8% dos consumidores.

Outras informações garantidas na pesquisa do IPA é que a maioria dos que pretendem comprar presentes para as mães é que a compra será feita no centro da cidade (58,6%) ficando o shopping com 31% da preferência e as lojas dos bairros com 2,4%. Além disso a grande maioria também vai pagar à vista, com 67,6% da preferência, seguida de cartão de crédito parcelado com 12,4% e débito com 11%. O restante vai fazer as compras com cartão de crédito à vista, no crediário da própria loja e poucos ainda não decidiram como vão pagar as compras.

Entre os meios de comunicação onde os consumidores entrevistados vão em busca de sugestões e promoções, as mensagens na internet é a primeira colocada, seguido da TV, rádio e, por último, jornal.  Os aplicativos e redes sociais também vão incentivar as vendas, segundo os pesquisados o WhatsApp é o mais acessado (48,3%), seguido do Facebook com 33,7%, Instagram 12%, Youtube com 4,1%. Poucos vão decidir o que comprar por meio de dicas e promoções feitas por meio do Twitter ou Linkedin.

Portanto, segundo o consumidor disposto a ir às compras para o Dia das Mães, o comércio deverá seguir um ritual de conquista, com bom atendimento, preço baixo, variedade de produtos, qualidade, divulgação em redes sociais e facilidade no pagamento, entre outros itens importantes para garantir as vendas na segunda data mais importante para o comércio. 

Cláudia Bouviê

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