Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Profissionalismo e carinho dedicados aos idosos

Data: 22/05/2018
Profissionalismo e carinho dedicados aos idosos

O Lar dos Idosos Paul Percis Harris recebeu uma visita especial na manhã desta terça-feira, 22. Um grupo de 15 profissionais do Núcleo de Cabeleireiros do Projeto Empreender/Acir, dedicou parte do dia para atendimento aos 74 idosos que moram no Lar.

“Nós entramos com o que temos de melhor, nossa mão de obra e, além disso, aproveitamos para conversar, ouvir histórias e aprender com esses idosos, que já viveram muitas experiências”, contou a cabeleireira Lurdes Pereira, que fechou as portas do salão de beleza hoje para atender aos idosos.

O James Carlos Vitorato, de 29 anos, também levou para o Lar dos Idosos a habilidade para corte de cabelo e também para aparar a barba. “Não tem dinheiro que pague esse trabalho voluntário. Não tem dinheiro que pague essa experiência que levamos depois de um trabalhinho e uma boa conversa com eles. Eu me sinto realizado”.

James teve uma surpresa enorme ao iniciar o atendimento ao Senhor Almir Manoel da Silva, que aos 101 anos de idade, conserva lucidez e vaidade. “Me mantenho firme e forte, me viro sozinho e a dorzinha na perna não é suficiente pra me derrubar na cama. Gosto de receber visitas e contar as minhas histórias, do tempo que vim da Bahia. Hoje vou sair daqui de cabelo e barba aparados e com mais amigos”, disse seu Manuel.

Não importa a idade, aos 75 anos, seu Divantino Mariano da Cruz não perdeu o bom humor. “Assim, no capricho dá até mais vontade de viver, de buscar uma namorada, fica tudo mais fácil. A esperança é a última que morre e aqui no Lar já saiu até casamento, o próximo pode até ser o meu”, conta rindo muito.

Outra interna animada é a dona Maria José, 66 anos. “Vou aproveitar para cortar as pontas do cabelo, fazer uma hidratação e arrumar a sobrancelhas. Quero ficar mais bonita para o meu namorado. Acho que cada vez que vem uma turma assim, caprichosa e disposta, nós é que saímos ganhando”.

Hoje o Lar dos Idosos tem 26 mulheres e 48 homens internos. Cada um participa dos custos da casa com parte da aposentadoria. Mas o custo de manutenção da casa é alto e a direção garante que a maior parte, quem faz é a comunidade.

“Temos fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e outros técnicos e atendentes. A Casa tem capacidade para mais gente, mas não temos recursos humanos para um atendimento mais amplo. Os 74 internos são bem atendidos, recebem alimentação, atenção e tudo o que precisam. Os recursos também são medidos, recebemos uma verba municipal, um recurso federal e promovemos eventos para arrecadar dinheiro, para conseguir atender com qualidade a todos”, disse a enfermeira Vanessa Abadia, responsável técnica do Lar dos Idosos.

O Lar dos Idosos recebe doações da comunidade, promove Bingo e bazares. O auxílio de entidades reforça o atendimento ou, simplesmente, de pessoas que fazem visitas periódicas e oferecem carinho e atenção aos idosos.

A Acir também é parceira e a cada promoção especial, solicita a entrega de fraldas geriátricas como ingresso, para serem doadas ao Lar dos Idosos. Na noite desta terça-feira, 22, acontece o II Painel das Mulheres Empresárias no auditório da Acir, às 19h e, mais uma vez, o ingresso será um pacote de fraldas.

Cláudia Bouviê

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também