Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Associativismo gera oportunidades de crescimento em grupo

Data: 23/06/2018
Associativismo gera oportunidades de crescimento em grupo

O economista Ricardo Amorin foi o principal convidado para falar com centenas de empresários de todo o país que participaram essa semana do 5º Fórum CACBMil que reuniu representantes de todas as associações comerciais do Brasil. A diretoria da ACIR também participou do encontro.

Amorim iniciou a apresentação fazendo um histórico do comportamento da economia dos últimos 100 anos, inclusive apontando como o país reagiu nos momentos ruins. “E hoje estamos saindo de uma crise e isso pode nos dar um alívio, caso a história se seguir. O Brasil poderá ter um crescimento significativo nos próximos anos.”

Porém, a incerteza do futuro político quanto à eleição presidencial esse ano, somada à alta do dólar e a recente greve dos caminhoneiros, a tendência é que haja uma piora na economia a curto prazo, antes da melhora, repetindo o que aconteceu em 2009..

Uma informação importante repassada pelo economista incentivou ainda mais os diretores da Acir a trabalharem nessa cadeia produtiva. “O modelo associativista que vocês têm gera uma oportunidade que a Apple usa de melhor. Se tornou a empresa mais valiosa da história da humanidade criando um ecossistema onde cada vez que ela cresce, seus parceiros crescem juntos, e vice-versa”

Para ele o uso da tecnologia e inovação é fator primordial para que esse crescimento aconteça. No case apresentado, a empresa usa um sistema que interconecta varias pessoas que produzem melhorias para os aparelhos vendidos pela Apple. “Cada vez que qualquer um deles melhora o produto, toda a cadeia sai ganhando”, completa.

O palestrante acredita que é preciso fomentar a inovação no Brasil e que isso deve começas nas micro e pequenas empresas. Como geralmente as grandes empresas já estão firmadas no mercado, são as pequenas as mais ousadas, mas segundo Amorim, poucas estão fazendo isso.

Amorim concluiu fazendo uma provocação ao público do Fórum: “Amanhã, o que vocês farão de diferente pra melhorar o produto, o serviço, o atendimento, e etc, para criar oportunidades para os negócios de vocês?”

Rafael Vicentini

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também