Encontro de Associações Comerciais de MT debate vários assuntos

Data: 02/08/2018
Encontro de Associações Comerciais de MT debate vários assuntos

Dentro da programação do Encontro dos presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso, que conta com a participação de 25 municípios do Estado, vários assuntos movimentaram o primeiro dia do evento promovido pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso – Facmat.

O advogado Rafael Furman, jurídico da Facmat, aproveitou para explicar aos participantes a importância da solução de conflitos por meio das mediações, normalmente realizadas nas ACEs que têm o serviço da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, CBMAE.

“Lembramos que os empresários associados às ACEs podem ter a solução de conflitos extrajudicialmente com a participação de um assessor jurídico e conciliadores. As questões serão resolvidas com maior rapidez, eficiência e com menos estresse”, disse o advogado.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, Juarez Orsolin, disse que a CBMAE funciona na Entidade. “Só no último mês a nossa CBMAE atendeu a quatro associados que buscaram a conciliação e evitaram a tradicional ‘briga’ judicial. Com certeza estamos mostrando aos empresários que a solução pode estar em uma conversa com a presença de um bom mediador e o fim do problema fica mais próximo da realidade. Acaba que as duas partes saem ganhando e os casos finalizam sem grandes e intermináveis ações na justiça”.

Outro assunto que movimentou a tarde desta quinta-feira, 01, foi a organização do 11º Congresso Mundial das Câmaras do Comércio, que vai ser realizado pela primeira vez na América do Sul. “É a oportunidade para conhecer o que as Entidades estão fazendo no mundo inteiro, a maior troca de experiências que qualquer Associação pode participar. O nosso evento será aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, no mês de junho de 2019. Sem dúvida além da vivência com outras entidades, será a maior vitrine e o melhor caminho para fazer negócios com outros países”, disse Juliana Kampf, representante da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB.

Tirando dúvidas

Paralelo à programação com diretores e presidentes, o evento também contemplou os funcionários das Associações, com palestras e encontros com os representantes dos produtos e serviços que são oferecidos pelas Associações Comerciais.

A consultora Eliane Heller apresentou sistemas de administração e gestão estratégica que facilitam a administração das Entidades, com detalhes em departamentos financeiros e administrativos.

Outra oficina que chamou a atenção dos funcionários das Associações participantes do encontro, foi a apresentação do novo portfólio de serviços para pessoa jurídica no sistema de consulta de crédito do SCPC/Boa Vista.  “Temos um rol de serviços para os nossos associados que oferecem segurança nas informações, escore de crédito dos clientes além das vantagens que o sistema oferece”, disse Cláudio Soares, consultor do Boa Vista em Mato Grosso.

Marcia Balbino, responsável pelo departamento de consulta de crédito da Acir, afirma que muitas novidades vão servir para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente da Entidade. “Nessa oportunidade estamos conhecendo o aperfeiçoamento do sistema de análise de crédito, juntamente com a novas consultas de pessoa jurídica, para que o associado da Acir receba o nosso serviço com a garantia de informações mais seguras na hora da venda”.

Ascom Facmat