Era digital - impacto nos negócios e instituições

Data: 27/09/2018 - Fonte: Cláudia Bouviê
Era digital - impacto nos negócios e instituições

As profissionais de Comunicação Samantha Col Debella e Luciane Mildenberger, assessoras de Marketing e de Comunicação da Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso – Facmat, apresentaram para os presidentes de Associações Comerciais da Região Sul, a evolução da comunicação e os impactos da era digital nos negócios e no funcionamento das Instituições.

Samantha lembrou que hoje a vida dos empresários de qualquer ramo é o reflexo da influência dos quatro ‘C’, que mudaram o rumo da história dos homens. “A princípio o Cinema, a super tela que trazia antes dos filmes um resumo das notícias do país e do mundo. A magia do cinema encantou e influenciou gerações. Depois foi a vez do Controle remoto, que deixou o poder de escolha da informação mais democrática, com a troca dos canais de TV muito mais fácil;  aí foi a vez do Computador, que juntou tudo: lazer, trabalho e informação; hoje temos como extensão do nosso próprio corpo o Celular que compila toas os deveres, direitos e se tornou parte de nossas vidas”.

Com todo esse poder que cabe na mão de cada um, a tecnologia garante mais acessos e maior velocidade nas informações e nos negócios. “Não dá para imaginar o mundo dos negócios sem a velocidade, a abrangência a mobilidade e a segurança de executar em tempo real todos os tipos de transações, independentemente do lugar do mundo onde estejamos. Hoje os empresários e suas entidades representativas precisam usar a tecnologia e se preparar para essa era digital, que já estamos vivendo”, recomendou Luciane Mildenberger.

As duas profissionais lembraram que a era digital trouxe facilidades, mas também exige agilidade na informação e na tomada de decisões. “Tem os dois lados da questão, porque se um consumidor se sentir mal atendido, essa tecnologia vai virar arma contra a empresa, pela simples razão da divulgação rápida da insatisfação desse cliente pelas redes sociais. Caso contrário se o empresário tem novidades, também pode usufruir dessa tecnologia para promover seus negócios. Portanto, ninguém está livre e todos precisam saber usar”, alertaram as assessoras da Facmat.

As palestrantes deram dicas interessantes sobre o uso das tecnologias da informação e alertaram para o que a modernidade representa, citando uma frase doe um dos maiores mestres da comunicação Marshall McLuhan:“Os homens criam as ferramentas e as ferramentas recriam os homens”, eternizou o teórico da comunicação canadense, conhecido por vislumbrar a Internet quase 30 anos antes de ser inventada. Famoso também por sua máxima de que O meio é a mensagem