Empresários visitam terminal ferroviário e cervejaria

Data: 19/10/2018
Empresários visitam terminal ferroviário e cervejaria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, organizou uma visita a dois empreendimentos na tarde desta quinta-feira, 18. Empresários da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, representantes do Sindicato Rural de Rondonópolis e do Sindicato das Indústrias Metal Mecânica e Elétrica de Rondonópolis, conheceram o Complexo Intermodal de Rondonópolis e, depois, a unidade da Cervejaria Petrópolis.

O gerente de Terminais da Rumo Logística, Douglas Cunha de Oliveira, recepcionou a comitiva e mostrou um pouco do funcionamento do maior terminal de movimentação de grãos do mundo, que tem capacidade de transportar 20 milhões de toneladas/ano.

Os empresários entenderam a recuperação do complexo, que foi comprado em 2015 e iniciada a recuperação no ano seguinte. “A empresa estava falida, sem estrutura e com dívidas. A aquisição pela Rumo abriu para investidores com capital nacional e internacional. Em dois anos conseguimos recuperar e agora estamos nos preparando para um grande investimento”, explicou o gerente Douglas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Milton Mutum, adiantou que o Terminal vai praticamente dobrar de capacidade. “Parece que são R$ 400 milhões em investimentos já a partir do ano que vem. Sem dúvida este será um grande salto para a economia do município”.

A comitiva de empresários fez o roteiro para conhecer o processo de chegada, armazenamento e carga da produção de Mato Grosso, que vem para Rondonópolis e é levado ao Porto de Santos, em São Paulo, por meio da ferrovia. Daqui saem de sete a nove trens por dia, com 80 vagões que podem lotar um navio de grande porte lá em Santos, só com a produção de Mato Grosso. “Sem dúvida é muita produção que é transportada pela ferrovia e quando chega a notícia de que a capacidade pode dobrar a partir de novos investimentos a curto prazo, notamos com mais clareza o potencial de Rondonópolis”, observou Juarez Orsolin, presidente da Acir.

Depois de passear pelo complexo Intermodal e conhecer também as empresas J.M. Link e a Brado Contêineres, os empresários tiveram a oportunidade de visitar a fábrica da Cervejaria Petrópolis. O gerente da unidade de Rondonópolis, Vézio Della Tônia Júnior, apresentou a fábrica e explicou sobre o processo de fabricação da bebida que está entre as mais consumidas no País. “Muitos ingredientes que são utilizados na fabricação da nossa cerveja, são importados, porque a produção nacional não é suficiente para o que consumimos. Mas temos um ponto forte para garantir a qualidade final do produto, a água que é considerada de boa qualidade para essa fabricação”.

Os empresários fizeram um tour pela fábrica que tem capacidade de produzir 62 mil garrafas de cerveja por hora e 128 mil latas por hora. A cervejaria Petrópolis, unidade de Rondonópolis, está entre as fábricas mais modernas com tecnologia e equipamentos vindos, a maioria, da Alemanha, referência nesses modais industriais.

Depois do tour, os empresários tiveram a oportunidade de degustar algumas marcas diferentes de cervejas, refrigerantes e energéticos produzidos pela Petrópolis e o gerente anunciou que em breve a unidade de Rondonópolis passará a fabricar a Cerveja Petra, puro malte e uma das top de linha da empresa.

Cláudia Bouviê