Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult


Notícias

Evento com presidentes das Associações Comerciais aborda gestão e união

Data: 25/01/2019 - Fonte: Ascom Facmat
Evento com presidentes das Associações Comerciais aborda gestão e união

"É importante estarmos unidos, alinhados e mobilizados". Com esta afirmação, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, realizou a abertura da ambientação aos 54 novos presidentes de Associações Comerciais que acontece nesta quinta e sexta-feira (24 e 25.01), no Hotel Paiaguás, em Cuiabá. A posse coletiva dos presidentes para a Gestão 2019/2020 será na sexta à noite. 

Durante a sua fala, o presidente da Facmat explicou a estrutura e equipe de uma Associação Comercial e o funcionamento do Sistema Associativista, tomando como modelo uma pirâmide: as Associações Comerciais na base, a Facmat no suporte e no desenvolvimento de políticas públicas dentro do estado e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) no topo, traçando estratégias para a defesa dos interesses dos empresários em nível nacional.  

"Buscamos com este evento informar os presidentes sobre a gestão das Associações Comerciais. Hoje somamos mais de 2 milhões de empresários, em 2300 municípios brasileiros, filiados às Associações Comerciais. É a maior rede de representação empresarial do país, com expressivo poder de articulação e influencia. Somente em Mato Grosso somos 18 mil empresários associados nas 54 entidades ligadas à Facmat. São duas mil pessoas voluntárias trabalhando no estado com o coração, a união e a força de vontade. Isso faz a diferença", afirmou emocionado Jonas Alves.  

Ainda nesta quinta-feira foram abordados os sistemas de Gestão e Tecnologia pela diretora da empresa BTor, Elaine Kirchesch, seguido de orientações contábeis e jurídicas pelos consultores da Facmat nas respectivas áreas, Clayton Leão e Rafael Furman, que explicaram o papel de cada um no Sistema Associativista. 

O secretário e Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda Lima, participou do evento e se colocou à disposição das Associações Comerciais. Lembrou que assumiu recentemente a Secretaria, mas já esteve reunido com o presidente Jonas discutindo sobre as demandas do setor. "Tem muitas atividades nos diversos municípios do Estado que podemos desenvolver em conjunto com as entidades. Quero que as Associações Comerciais tenham a Sedec como uma grande aliada".  

O encontro encerrou com a participação da secretária-adjunta de Atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Maria Célia de Oliveira Pereira, que representou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. Na oportunidade foram discutidos assuntos de interesse do setor, como a Feira do Brás, que causa grandes prejuízos ao comércio local dos municípios, entre outros.

SEXTA-FEIRA

A ambientação desta sexta-feira (25) inicia às 8h, com um bate-papo com o presidente da CACB, George Teixeira, sobre a estrutura associativista. Após, Jonas Alves volta para falar sobre "Produtos e Fontes de Financiamento para uma Associação Comercial". Depois terá apresentação da Boa Vista SCPC, Sicredi e Instituto Ecogente.

Na parte da tarde serão abordados os objetivos e metas da Facmat para 2019; comunicação e marketing; e palestra do Sebrae. A posse dos novos presidentes, seguido por jantar comemorativo, será às 20h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. 

Deixe seu comentário

* Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Veja também

Como ser um líder, curso com Ana Galo abordou formas de desenvolver a liderança para alcançar o sucesso da empresa

O Centro de Desenvolvimento Empresarial - CDE da Acir, realizou o curso de liderança com a psi

SAIBA

Sefaz distribui material sobre a Nota MT no comércio de Cuiabá e VG

Comerciantes também poderão fazer o download e a impressão do material no site do programa

SAIBA