fonte: Annelise Ribeiro do Vale de Lima Dias

É um alimento funcional que contêm substâncias ativas que beneficiam o organismo ajudando na prevenção de doenças como diabetes, colesterol e triglicerídeos alterados, câncer e a promover a melhoria da saúde. Além disso, os alimentos funcionais ajudam na prevenção de anormalidades como a obesidade, constipação, e depressão por exemplo.


A biomassa de banana verde é um alimento muito falado e utilizado ultimamente devido suas propriedades funcionais, pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante à das fibras. Por isso, ele não é digerido e nem absorvido.


No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismo, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.


Ela é rica em vitaminas como A, B1, B2 B3 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio, tendo como benefícios melhoria no funcionamento do intestino, recupera a microbiota intestinal auxiliando na melhora do sistema imunológico, reduz a absorção de gordura e da glicose da dieta, além de contribuir para a saúde óssea, contração muscular e melhoria da imunidade.


Por isso, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, recuperando a saúde intestinal, deixando o organismo mais protegido e fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.


Por ser rica em fibra, promove a saciedade no paciente, importante no tratamento da obesidade. Também pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese, molhos, bolos, pães, entre outros, porque funciona como alimento espessante (aumenta a consistência dos alimentos) e não altera o sabor.


Portanto, a biomassa é um alimento muito importante que pode ser usado na sua alimentação que ajudará a prevenir diversas doenças, já que possui muitas vitaminas e minerais, além de atuar no equilíbrio do funcionamento intestinal, podendo ser consumida por todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações no consumo diário, indicadas pelo nutricionista conforme as necessidades do paciente. É muito benéfica à saúde e pode ser incluída na alimentação diária.










fonte: Valéria Neris

A gestação é sem duvidas um momento muito aguardado pela maioria das mulheres e viver essa fase te impõe alguns cuidados. Para obter rendimento no ambiente de trabalho e qualidade na fase gestacional é necessário uma nova organização de rotina e algumas adaptações serão bem vindas.

 

Mesmo que seu emprego não exija que você fique por longos períodos de pé, é sempre bom lembrar de pequenos gestos que ajudarão você a se sentir mais confortável no seu dia-a-dia. Entre outras medidas simples, tente fazer algumas. 

 

Faça intervalos regulares: coloque os pés para cima se trabalha bastante tempo de pé, ou fique de pé e caminhe a cada duas horas caso passe a maior parte do tempo sentada (isso ajuda a diminuir o inchaço de pés e tornozelos). Escolha sapatos confortáveis e roupas que não apertem a região abdominal.

 

É importante se hidratar, mantenha um copo cheio de água por perto e volte a encher sempre que ele estiver vazio. E vá ao banheiro, nunca fique segurando o xixi, já que gestantes são mais suscetíveis a infecções urinárias.

 

Procure trabalhar normalmente, enjoos podem ocorrer, os intervalos de idas ao banheiro serão mais frequentes e alguns movimentos ficarão complicados, mas adapte-se, e é sempre bom rever os prazos, mas não deixar de fazer o seu trabalho.  Outra dica é tentar planejar seus horários no médico, pois seu gestor também precisa se organizar para arcar com a sua ausência. 


 

E a alimentação? Este artigo não ficaria completo se eu não falasse da importância de uma alimentação balanceada nessa fase.

 

A mulher grávida tem necessidades nutricionais específicas. Tanto a qualidade e a quantidade de alimentos, como a frequência de consumo devem ser organizadas, pois toda a nutrição do bebê depende do que chega pela corrente sanguínea da mãe. Todas as demandas impostas ao corpo da mulher para gerar o feto precisam ser atendidas para garantir uma gestação saudável.

 

Uma má nutrição, tanto por excesso como por carência nutricional, pode trazer consequências graves. O inadequado estado nutricional da gestante está relacionado com maiores números de infecções, menor crescimento fetal, anos neurológicos, baixo peso ao nascer, mortalidade infantil, materna, e de doenças crônicas na idade adulta, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

Cada fase gestacional impõe necessidades nutricionais específicas que precisam ser revisadas ao longo dos nove meses da gravidez. Por exemplo, o primeiro trimestre é caracterizado por intenso aumento no fluxo sanguíneo. Por isso, as vitaminas e minerais ligados ao sistema circulatório são prioritários. Já no último trimestre da gestação, o ritmo de crescimento do bebê aumenta bastante, impondo à gestante maior necessidade de calorias. Além disso, dependendo da evolução da gestação, cuidados especiais deverão ser redobrados, como acontece nos casos de diabetes gestacional.

Optar em ter uma rotina saudável e uma alimentação balanceada te proporciona mais disposição e melhora o seu rendimento no ambiente de trabalho, sendo assim, cuide-se, procure um nutricionista, faca atividades físicas regulares (desde que liberadas pelo seu medico), se organize, não se entregue ao cansaço e viva esse momento que é uma mistura de sentimentos e merece ser vivido intensamente.










fonte: VALÉRIA NERIS

O consumo dos alimentos integrais vem sendo amplamente discutido e indicado , pois faz parte de uma alimentação saudável e traz uma série de benefícios nutricionais. Um alimento integral é aquele que não foi refinado e mantém a sua estrutura e integridade dos nutrientes, qualitativa e quantitativamente, preservando suas vitaminas, minerais e fibras, fundamentais para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de algumas patologias como o diabetes tipo 2, as dislipdemias e alguns tipos de canceres principalmente os do trato gastro intestinal.


Infelizmente, hoje em dia a comida integral não é consumida como antigamente, quando a indústria alimentícia não era o que é hoje e as pessoas sabiam o que fazer com os seus grãos, sementes e cereais, a verdade é que nos dias de hoje, até mesmo ser simples e natural se tornou complicado.


Encontramos hoje nos supermercados muitos alimentos que são rotulados como integrais, para atrair o público que deseja usar esses produtos para melhoria da saúde. Mas será mesmo que eles são integrais de verdade?



A simples presença da palavra "Integral" não significa que o alimento é 100% integral, ou que seja a nossa melhor escolha. O órgão responsável por essa fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não estabelece valores mínimos para alegar que o produto seja realmente integral. Portanto, se o fabricante quiser colocar qualquer quantidade de farinha integral, numa quantidade de 5 a 100% do total, já se é permitido considerar que o alimento seja integral.



O ideal seria que se estabelecesse um projeto de lei, no qual  para um alimento ser considerado integral, o mesmo terá que apresentar em sua composição mais de 51% de grãos integrais.


Através dos rótulos dos produtos industrializados, nos podemos avaliar a quantidade dos ingredientes,   se nele estiver indicando a presença da farinha de trigo integral, este sim  é considerado um produto integral, mas se no rótulo apresentar os dois tipos de farinhas, integral e branca, ou farinha fortificada com ferro e acido folico, observe qual delas vem primeiro na lista de ingredientes, pois os ingredientes que são listados primeiro estão presentes em maior quantidade, dessa forma você conseguira definir o produto que contem melhor qualidade.


Se você ainda não está acostumado a analisar o rótulo, vale a pena perder alguns minutos checando, com o tempo  pega prática e vai saber identificar qual produto é melhor para sua saúde.


Uma alimentação ideal, precisa ser saborosa e saudável! E comida de verdade, é aquela feita com ingredientes naturais, saídos da terra ou que caem das arvores, com o mínimo possível de  fertilizantes e agrotóxicos, sendo assim, melhor optarmos pelos alimentos feitos dentro da nossa casa, onde podemos escolher os ingredientes utilizados, (como a quantidade de cereal integral e fibras colocados, o teor da gordura inserido)  do que optar pelos atraentes industrializados que facilmente nos cercam.










fonte: Valeria Neris

Muitas vezes ouvimos falar que a defesa é sempre o melhor ataque, quando falamos em imunidade e descobrimos que ficamos doentes com muita facilidade, a chance de sua imunidade estar baixa é grande. Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias e pequenas infecções que se tornam mais sérias não é algo normal, são sintomas de um sistema imunológico fraco, e em terra de zika e resfriados recorrentes não podemos deixar de dar a devida atenção para o fortalecimento do nosso organismo.


O sistema imunológico é formado por células e moléculas especializadas no combate a infecções, agindo contra as inúmeras substâncias estranhas presentes no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos e nos objetos que tocamos. A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois o sistema imunológico necessita de energia para seu funcionamento e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no processo de defesa.


Além de obtermos uma alimentação saudável, que é o principio de toda organização alimentar, alguns alimentos são fortalecedores da nossa imunidade, segue abaixo alguns deles.


Brócolis – é um vegetal crucífero rico em antioxidantes que protegem o organismo de inflamações respiratórias como asma, bronquite, etc.



Figo – além de contribuir para a regulação dos níveis de insulina e funcionamento intestinal,  contém polifenóis, que atuam protegendo o organismo contra o estresse, o fumo e a poluição.


Alho – é um alimento rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem os vírus, bactérias e fungos que causam as infecções. Ele contribui para melhoras no tratamento de resfriados e gripes.


Cebola – ela possui propriedades antibacterianas que inibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos, antifúngicas contra fungos causadores de micose e anti-inflamatória.


Cenoura - um dos alimentos mais ricos em betacaroteno. O composto é um potente antioxidante que ao ser ingerido, converte-se em vitamina A.O betacaroteno auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, contribui para formação da melanina importante para proteção contra os raios ultravioletas e ajuda a manter a elasticidade da pele.


- Vitamina C: A laranja é o alimento fonte de vitamina C mais popular. Esta protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente nos glóbulos branco (células de defesa do nosso organismo). Alem da laranja, outras frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, como a acerola, limao, tangerina, kiwi.


Dicas de combinações:


Abacaxi com hortelã
O abacaxi é uma excelente fonte de vitamina C, que esta relacionada aos processos de manutenção do organismo. E a hortelã possui ação antimicrobiana e antioxidante.


Laranja com verduras verdes escuras

Essa combinação também é muito eficiente, pois contem ferro e vitamina C. Além de contribuir para a melhora da imunidade, o preparo do suco com os alimentos acima, é excelente para o combate da anemia.










fonte: Valeria Neris

O Natal e o Ano Novo estão chegando e com eles, as comilanças. Manter a dieta em dia, diante da mesa farta, pode ser uma tarefa difícil, mas não uma missão impossível, saiba que com um pouco de criatividade e sabedoria você pode fazer algumas substituições nutritivas e saborosas, sem abrir mão do sabor, sem ganhar peso e mantendo sua saúde.

Podemos começar falando sobre a escolha dos ingredientes. Estes podem ser de preferência orgânicos, integrais e naturais, acompanhados de frutas tropicais, frutas secas e castanhas.


A alimentação durante o dia deve ser normal, a começar pelo café da manhã e almoço, inclusive sem esquecer dos lanchinhos intermediários no meio da manha e no meio da tarde, isso evitará os exageros na hora da ceia.


Evite grandes quantidades de comida no prato na hora de se servir, pois muitas vezes vai se perceber comendo além do que necessita.


Muito importante na hora de montar o prato é colocar uma boa porção de salada de folhas (rúcula, alface, agrião, etc.) e adicionar frutas em cubinhos ou em lascas para compor o colorido do prato (manga, abacaxi, laranja, kiwi, morango, etc).


Na farofa que é a tradição nessas festas, assim como no arroz, podemos adicionar legumes e castanhas picadinhas. O arroz integral ou 7 grãos podem ser ótimas opções.


Muitos acreditam que a lentilha pode trazer sorte para o ano seguinte. O ideal é excluir o bacon e a calabresa na hora de sua preparação. Utilize temperos naturais (especiarias e ervas) para dar um gostinho especial.


As bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Vá alternando um copo de água com um copo de bebida, isso vai evitar a ressaca do dia seguinte. Em substituição do refrigerante prefira o suco de frutas naturais ou drinks sem álcool preparado com frutas da época.


Substitua as sobremesas como doces, tortas, sorvetes e chocolates por frutas in natura ou saladas de frutas com caldas de sucos naturais ou por frutas secas e desidratadas sem açúcar (damasco, abacaxi, figo, ameixa, etc)

 

Não deixe de fazer sua atividade física diária. Nas semanas de Natal e Ano Novo intensifique suas atividades, mas sempre com orientação profissional.

 

E por ultimo, aproveite o clima festivo para:

 

- Fazer as pazes com o espelho

- Procurar prazer naquilo que faz

- Gostar mais de si mesmo

- Ser feliz

 

Boas Festas!!!!