Notícias

Comerciantes seguem confiantes com as vendas de Natal

Fonte: Rafael Vicentini - ACIR

Empresários e comerciantes de Rondonópolis estão otimistas com a expectativa de vendas para o Natal. Brincadeiras de amigo secreto, confraternizações empresariais e de grupos de amigos e claro a tão esperada hora da troca de presentes na noite de Natal fazem aquecer o comércio onde se perpetua essa tradição.


O Instituto de Pesquisa ACIR (IPA) realizou uma pesquisa de expectativa de vendas do Natal e verificou que, mesmo o país passando por um período de dificuldade financeira, 87,2% dos comerciantes entrevistados estão otimistas com as vendas. Apesar do apelo comercial e afetivo do Natal, 25,9% dos comerciantes acreditam que as novidades em produtos motivam o consumo maior do que no ano passado, apenas 20,8% relaciona a venda ao período natalino.


O consumidor pode se animar para comprar os presentes, visto que 59,6% das empresas irão fazer promoção com descontos, 17,2% vão facilitar o pagamento. O sorteio de prêmios e a distribuição de brindes ainda são opção de 29,3% dos empresários para prestigiar os clientes e conquistar novos.


Em relação ao estoque da loja 40,9% dos comerciantes decidiram aumentar o volume se comparado ao ano anterior, 32,5% decidiram manter o estoque igual.


Os entrevistados que não esperam vender mais que no ano passado (14,3%) acreditam que essa baixa deve ocorrer por conta da preocupação do consumidor em relação às compras (39,1%) e a crise econômica (28,3%).


Este Natal não vai abrir muitos postos de trabalho, pois os comerciantes estão mais cautelosos em relação às contratações, apenas 31,5% decidiram aumentar o quadro de funcionários e 1,5% ainda não soube responder.


Apesar dos consumidores (75,1%) terem respondido em pesquisa recente que vão pagar os presentes de Natal com dinheiro ou com cartão de débito, os comerciantes (52,7%) acreditam que os pagamentos serão efetuados com cartão de crédito parcelado e 23,7% no débito ou à vista.


O relatório completo dessa e outras pesquisas relacionadas com o comércio de Rondonópolis podem ser visualizadas no portal da ACIR – www.acirmt.com.br, acessando o link pesquisas. O acesso é liberado a qualquer interessado.

Comentários