Natal Acessar Credit Consult Acessar Credit Consult

U$ 1,4 Bi: Rondonópolis é o maior exportador de MT

Data: 26/08/2021 - Fonte: GCOM
U$ 1,4 Bi: Rondonópolis é o maior exportador de MT

Rondonópolis fechou o sétimo mês de 2021 como maior exportador de Mato Grosso. Neste período, as exportações chegaram a U$ 1.440,19 bilhão e representam 10,4% do total exportado por Mato Grosso. No ranking nacional, a cidade também mantém destaque e chega ao mês de julho como 18ª maior exportadora do país.

O Município registrou ainda crescimento de 32,9% no total de exportações entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020.

Com superavit de U$ 975,44 milhões em sete meses, a cidade também tem o maior volume de importações em Mato Grosso, com U$ 464,74 milhões, 3,2% a mais que em 2020. Com relação às importações, o Município ocupa a 56ª colocação no ranking nacional e primeiro no Estado.

A maior parte das exportações de Rondonópolis no período é para a China, que representa 34,8% do total exportado pelo Município. No total, foram exportados U$ 501 milhões para o país asiático, 40,5% a mais que no mesmo período de 2020.

Na sequência, o maior comprador de produtos de Rondonópolis é a Indonésia, que representa 16,6% das exportações da cidade. Com a Indonésia, as exportações somam U$ 240 milhões, 73,1% a mais que no ano anterior.

Entre os principais produtos exportados pelo município estão a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, que representa 49% dos produtos exportados pela cidade, seguido da soja triturada (33%), do algodão (8,6%) e da carne bovina congelada (3,8%).